quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Leis Injustas

   Leis são normas ou conjunto de normas jurídicas criadas ou estabelecidas pelas autoridades para serem seguidas por um povo para seu próprio bem-estar. Esta definição ampla traz a idéia de que sempre as leis serão boas e justas. Contudo, nem sempre isto aconteceu. 

   Na história descobrimos que leis injustas feitas para destruir e explorar povos. 
Um exemplo é o que aconteceu quando o povo hebreu começou a multiplicar-se no Egito; esquecidos de todo bem que

o governador José, pela sabedoria e soberania de Deus, fizera a todos, um novo Faraó, que desconhecia a bondade de Deus, levantou-se e fez uma lei para matar todos os meninos hebreus.

   Nos dias de Daniel, movidos por inveja, homens ímpios fizeram o mesmo. Nabucodonosor e depois, Dario, por ingenuidade, promoveram leis injustas sobre Daniel e seus amigos, lançando Daniel numa cova de leões e em fornalha acesa servos do Senhor.

   Há décadas atrás, pela força, de Adolf Hitler fez o mesmo para destruir o povo judeu. Nos últimos meses a opressão imposta pelo auto-intitulado Estado Islâmico, tem produzido ameaças e mortes horríveis em nome de leis por eles criadas.

   Quando se perde o temor do Senhor, o Deus Altíssimo, fica-se a mercê das próprias vontades e desejos. A corrupção como um trator passa por cima de tudo e de todos sem dimensionar as conseqüências.

   O Salmo 94 é um apelo a justiça de Deus. Até quando exultarão os perversos?(3) Vangloriam-se os que praticam a iniqüidade. Esmagam o Teu povo Senhor(4 e 5). Dizem: O Senhor não vê(7). Acaso o que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou os olhos não enxerga?(9). Pode acaso associar-se contigo o trono da iniqüidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto?(20).

   A visão do homem sem Deus é cega e parcial (
Salmo 14). Por mais que na astúcia deles se levantem contra o Eterno ou seu povo, Deus é sempre fiel e a seu tempo se levanta para defender os que são seus. O Senhor repreende os filhos e ensina a eles a Sua lei (12), transforma juízo em justiça quando há arrependimento e nela faz andar os retos de coração (15). Mas, acima de tudo é o auxílio do Seu povo (17).

   Estamos diante de um cenário político deplorável, onde leis injustas estão sendo forjadas. Oremos para que nossos governantes venham a ser tementes a Deus.

   O salmista descobriu em meio aos muitos cuidados dentro de si, as preciosas consolações de Deus que lhe alegraram a alma. Deus sempre é refúgio dos que são seus. O ímpio tem um dia reservado para o seu fim, mas os justos viverão na eternidade com seu Deus.

Pr André Ribeiro